domingo, 7 de novembro de 2010

A história do nascimento de Jesus - Peças de natal

 A história do nascimento de Jesus

Era uma vez uma moça chamada Maria que morava na cidade de Nazaré, ela gostava de ajudar a todas as pessoas. Sua maior qualidade era ser humilde de coração. Por isso ela achou graça diante de Deus que a escolheu para ser a mãe de seu filho Jesus Cristo, o Salvador do mundo. Então Deus enviou um anjo até a casa de Maria, o anjo disse:
- Maria, não temas! O Senhor é contigo! Traga novas de grandes alegrias. Tu achaste graças diante de Deus, eis que você dará a luz a um filho e dará o nome de Jesus, este será chamado de filho do altíssimo, e será o príncipe da paz.


Maria ficou muito feliz e orou agradecendo a Deus.

- Obrigada, Senhor! Porque escolheste a tua humilde serva para ser a mãe do seu filho amado.

Passaram-se nove meses a barriga de Maria já havia crescido e ela teve que viajar com seu esposo José para Belém para se recensear. Quando chegaram a Belém a cidade estava cheia de gente, muitas pessoas de todas as partes estavam ali para o recenseamento e também era dia de natal, por isso José não achou nenhuma vaga nos hotéis da cidade, todos estavam super lotados.

José falou para o atendente de um dos hotéis.

- Amigo, minha esposa está prestes a dar a luz será que você não tem um lugarzinho que ela possa ao menos passar esta noite?

- Só tem o estábulo, onde ficam os animaizinhos se você quiser podem passar a noite lá.

E lá se foram José e Maria para o estábulo. Era um lugar simples e humilde e ali mesmo Maria deu a luz ao menino Jesus, O Salvador do Mundo, O Príncipe da Paz e o envolveu com um lençol e colocou-lhe em um bercinho de palha chamado de manjedoura.

E lá no campo, estavam os pastores, cuidando de suas ovelhinhas, quando um anjo do Senhor apareceu e lhes deu a notícia do nascimento do menino Jesus.

- Jesus, nasceu lá em Belém em um estábulo siga a estrela e vocês o encontrarão.

De repente apareceram muitos anjos cantando:

- Glória a Deus nas alturas e paz na Terra entre os homens de boa vontade.

Os pastores imediatamente foram a Belém ao encontro de Jesus e ficaram felizes em vê-lo.

Os três reis magos que moravam no oriente viram a estrela, a seguiram e encontraram Jesus, Maria e José.

Os reis magos presentearam a Jesus com incenso ouro e mira.

Aquela noite foi a mais feliz de todas as noites, pois o filho de Deus havia nascido trazendo felicidade, paz, amor e salvação aos homens.

E Anjos em coro diziam:

- Nasceu Jesus, fonte de luz!

Autora: Bernadete Sena de Santana de Jesus

Peça Teatral Especial de Natal
Tipo: Peças teatrais / Autor: Gilson Costa Vieira


De quem é o Natal ?
( Especial para a noite de Natal, pode ser apresentado no templo da igreja ).

Personagens:

Papai Noel ( vestido a caráter )
Jesus
Algumas Crianças ( umas 8,10; entre 6 e 10 anos )
Narrador ( a )

Jesus entra acompanhado de algumas crianças que proclamam o seu nome.
Algumas das crianças dizem ( uma de cada vez ):
Jesus, Jesus, filho de Davi.
É Jesus o nosso Salvador.
Hoje é natal, dia do nascimento de Jesus.
Ele é nosso Rei.
Narrador: Há alguns milênios atrás, numa noite de natal, nascia o menino Jesus, aquele a quem Deus fez descer do céu e se fazer homem para morrer pelos nosso pecados. Através do seu sacrifício na cruz do calvário nós temos a vida eterna.
Crianças:
Jesus, Jesus, filho de Davi.
Jesus, nosso salvador.

Então entra o Papai Noel tocando seu sino:

Ouhh Ouhh Ouhh...
Um das crianças grita: É o papai Noel, é o papai Noel !
Então as criança correm até o Papai Noel.
Quando lá, uma das crianças diz:
Mas Jesus é o papai do céu !
Papai Noel: Mas eu posso lhes dar presentes.
Uma criança: Eu quero uma bicicleta.
Papai Noel: Hoje é o meu dia crianças e de vocês são os meus presentes.
Jesus: Todos os dias são meus dias crianças e de vocês são o meu reino !
Papai no Noel ( sorridente ): Crianças, eu posso lhes dar uma linda casa.
Jesus: E eu posso lhes abrigar debaixo das minhas asas.
Papai Noel: Eu posso lhes dar uma televisão.
Jesus: E eu posso lhes mostrar coisas grandes e ocultas que não sabeis.
Papai Noel: Eu posso lhes dar um lindo sofá
Jesus: Mas só eu posso lhes dar o descanso.
Papai Noel ( vai se irritando ): Eu posso lhes dar comida !
Jesus: Mas eu sou o pão da vida.
Papai Noel: ( cada vez mais irritado e olhando firme para Jesus ): Eu posso lhes dar uma piscina.
Jesus: Mas Mas eu posso lhes fazer nadar pelo rio das águas que saem do trono de Deus.
Papai Noel: Eu posso lhes dar diversos brinquedos.
Jesus: Mas somente eu posso dar a verdadeira alegria.
Papai Noel: Eu viajei do Polo Norte até aqui, só por causa de vocês.
Jesus: E eu apanhei, fui crucificado e morto pensando em vocês.
Papai Noel ( vai se entristecendo, no fundo reconhecendo que só Jesus é o Senhor ): Eu posso lhes dar a roupa de um super-herói
Jesus: E eu posso dar-lhes a armadura de Deus.
Papai Noel ( quase que chorando ) Mas eu posso leva-los para a Disney.
Jesus: Mas só através de mim vocês podem ir para o céu e Ter a vida eterna.
Uma das crianças: Desculpe papai Noel mas eu preciso de Jesus ( então corre até Jesus )
Outra criança: Eu também preciso dele, desculpe-me ( então corre até Jesus ).
Outra criança: Desculpe-me papai Noel, mas...
Então todas vão até Jesus.
Jesus: Aquele que não for como uma criança, jamais herdará o Reino dos céus.
Papai Noel diz para Jesus:
Devo reconhecer que por mais que eu faça, jamais darei a qualquer criança, a alegria que tu podes dar.
Posso ir contigo também ?
Jesus: Mas é claro !
Então começam a se retirar e antes de sair o papai Noel diz para o público:
Natal não significa peru, presentes e nem árvores enfeitadas, natal quer dizer que nasceu aquele que pode nos dar a vida eterna.
Então saem.
Fim.

Ministério Ungidos por Deus
ministerioungidospordeus@yahoo.com.br


Natal


NARRADOR:

Há muitos anos atrás, em uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, havia uma jovem que se chamava MARIA... jovem obediente à Deus, e que tinha um coração bom e limpinho... e Deus lá do céu, se agradou de Maria, e a escolheu para ser a mãe do menino Jesus (aquele que seria o salvador do mundo)...

Um dia, um lindo anjo, enviado por Deus, trouxe uma mensagem para Maria...e o anjo disse assim:


Uma criança, vestida de branco entra na cena, ergue os braços e os mantém erguidos enquanto o narrador fala:


"SALVE AGRACIADA, O SENHOR É CONTIGO: BENDITA ÉS TÚ ENTRE AS MULHERES - NÃO TEMAS!!! PORQUE ACHASTE GRAÇA DIANTE DE DEUS,... EIS QUE DARÁ A LUZ UM FILHO E POR-LHE-ÁS O NOME DE JESUS, ESTE SERÁ CHAMADO FILHO DO ALTÍSSIMO, E O SEU REINO NÃO TERÁ FIM...


"Mas José, o noivo de Maria ficou muito confuso com aquela situação, afinal de contas eles não eram casados... então como Deus gosta de tudo direitinho, mandou uma mensagem para José também... e o anjo do Senhor apareceu para José em sonho e lhe disse.:


Outra criança, representando José, entra e deita para dormir.


"JOSÉ FILHO DE DAVÍ, NÃO TEMAS RECEBER MARIA TUA MULHER, PORQUE O QUE NELA ESTÁ GERADO É DO ESPÍRITO SANTO, E DARÁ A LUZ UM FILHO E CHAMARÁS O SEU NOME JESUS, ...PORQUE ELE SALVARÁ O SEU POVO DOS SEUS PECADOS..


"E José, confiou nas palavras do anjo, pois sabia que ele era enviado por Deus, e José amava a Deus, e confiava nas suas palavras e promessas.....Passou-se algum tempo.... e agora a barriguinha de Maria já estava grande,... mas eles precisavam viajar para Belém, para alistar-se na cidade onde nasceram, pois esta era a ordem do Rei,... E lá se foram, José, Maria e o menino Jesus ainda dentro da barriguinha de Maria, iniciaram então uma longa viajem... Ao chegarem em Belém, encontraram a cidade completamente cheia de pessoas vindas de todas as partes para alistar-se alí... Maria cansada, e quase para dar a luz.... escorava-se em José, e lá iam os dois à procura de um quarto ou um lugar onde Maria pudesse descansar um pouco,... mas era inútil a procura,...

...tudo lotado, as hospedarias estavam cheias, e todos diziam: "NÃO HÁ LUGAR" quando em uma certa hospedaria alguém falou,...


2 ou 3 meninas representam a hospedaria; podem varrer o chão e tirar o pó de um canto do "palco"


.... TALVEZ TENHAMOS UMA LUGARZINHO AQUI NA ESTREBARIA,... TALVEZ AQUI DÊ PARA VOCÊS DESCANSAREM UM POUCO...... É SÓ O QUE PODEMOS LHES OFERECER.....


"E lá foram para estrebaria (lugar onde ficam os animais)...


ERA O ÚNICO LUGAR, UMA SIMPLES E HUMILDE ESTREBARIA, e Maria, alí na estrebaria deu a luz, ao menino Jesus, o Salvador do Mundo, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores...E lá no campo, estavam os pastores, cuidando de seus rebanhos, quando um anjo lhes apareceu... e lhes deu a notícia do nascimento do menino Jesus, o Salvador do mundo, o perfeito filho de Deus... E lá foram os pastores, ao encontro do menino Jesus; que alegria deveriam estar sentindo em seus corações, deixaram para trás o cansaço e saíram apressadamente....Em um outro lugar, Deus mandava que uma estrela, guiasse também os Reis Magos até Belém, para que encontrassem o menino Jesus e o adorassem... e a estrela obediente ensinou-lhes o caminho...- Agora sim, estava completa aquela linda noite.... José, Maria, os pastores e os reis magos, ah... sem contar os animaizinhos, todos adoravam ao menino Jesus, deitado em uma simples manjedoura, mas que seria o Salvador do mundo, o Rei dos Reis e Senhor e dos Senhores...

FIM: "JESUS NASCEU, ASSIM SE FEZ A NOITE DE NATAL"

As crianças cantam "O Sentido do Natal" ou "Noite Feliz."

Fonte: Comunidade do Orkut: Cantinho da Oração de Raquel Cruz


0 comentários: